Queen Ayda FWM vence novamente e é Bi Grande Campeã Égua dos EUA
A égua Queen Ayda FWM, criação do haras Lone Star Casa Branca Agropastoril, de Paulo de Castro Marques, está fazendo história nos Estados Unidos. Em outubro de 2017, ela alcançou a proeza de ser aclamada Grande Campeã Égua da mais importante exposição de cavalos árabes norte-americana, o US National Arabian & Half Arabian Championship Horse Show, em Tulsa, Oklahoma (EUA).
Em fevereiro de 2018, Queen Ayda conseguiu outro feito extraordinário. Ela foi a Grande Campeã Égua da raça Árabe na Scottsdale Arabian Horse Show em Scottsdale, Arizona, a segunda mais importante prova dos Estados Unidos!
O título norte-americano obtido em Tulsa veio somente um ano depois de Queen Ayda sagrar-se Grande Campeã Égua da 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, mais importante competição da raça na América Latina, realizada em Indaiatuba (SP) em novembro de 2016. Ela também havia sido a Grande Campeã Potranca da Exposição Mogiana 2013 e 2014 e Exposição Interestadual 2014.
Agora, a expectativa de Paulo de Castro Marques é com a Arabian Breeders World Cup, em Las Vegas, de 12 a 15 de abril de 2018, que pode dar a Queen Ayla a tríplice coroa da raça Árabe nos Estados Unidos.
Queen Ayda é filha de Fa El Shawan, consagrado garanhão árabe, e de TN Mariani. Cria do Lone Star Casa Branca Agropastoril, ela tem apenas seis anos de idade. O criador Paulo de Casto Marques destaca as características da égua: Queen Ayda FWM foi se aprimorando e desenvolvendo-se de maneira muito rápida. Possui leveza, elegância, conformação, além de um tipo-árabe que chama muito a atenção. Termos conquistado o grande campeonato Égua no Brasil e nos Estados Unidos, além da vitória em Scottsdale, comprova a excelência do trabalho de melhoramento genético feito no Brasil.